QUEM SOMOS


A SGR – Sociedade Gestora de Resíduos, S.A. é uma empresa de gestão de resíduos, criada em 2006 para dar resposta às necessidades de gestão global de resíduos a empresas e particulares.


A SGR, S.A. promove a triagem, reciclagem, valorização energética e reutilização de resíduos, inserido nos Parques de Ecologia Industrial (PEI), situados actualmente na Maia, Seixal e na Chamusca.


A noção de Ecologia Industrial nasce como novo paradigma para os sistemas industriais actuais, sendo que é uma noção geralmente aplicada a parques onde se concentram diferentes tipos de actividade industrial, onde os inputs de uns (produtos e matérias-primas) possam ser os outputs de outros (resíduos, calor, etc.), de acordo com a legislação e regulamentação aplicáveis.


Este conceito estimula a criação de conexões entre as actividades industriais e económicas, propõe uma perspectiva holística em vez da clássica visão reducionista de concepção, projecto ou análise e implementa uma visão global de ciclo de vida dos produtos.


Com este conceito pretendemos transpor esta visão dos nossos parques para os nossos clientes, tornando a nossa missão de envio de “Zero Resíduos para Aterro” como objectivos também para os nossos clientes.

bola01bola02foto4 circular

CERTIFICAÇÃO

 

A SGR tem implementado, desde 2012, nas suas instalações no Seixal um Sistema de Gestão da Qualidade pela norma NP EN ISO 9001, e também um Sistema de Controlo de Produção em fábrica dos seus Agregados Inertes Reciclados, de acordo com a norma NP EN 13242 “Agregados para materiais não ligados ou tratados com ligantes hidráulicos utilizados em trabalhos de engenharia civil e na construção rodoviária”.


Em 2015, para além de pioneira na produção de combustíveis alternativos, tornou-se a primeira empresa em Portugal a certificar os Combustíveis Derivados de Resíduos (CDR) através da NP 4486, que tem por objectivo enquadrar, em Portugal, a produção, critérios de classificação e gestão da qualidade (parâmetros físicos e químicos) do CDR.

POLÍTICA DA QUALIDADE

 

A SGR – Sociedade Gestora de Resíduos, S.A., sita no Seixal, foi constituída com o objectivo de oferecer aos seus Clientes uma gestão global dos resíduos, orientada pelas boas práticas ambientais.


A nossa actividade consiste na recepção e triagem de RCD, produção e fornecimento de agregados inertes reciclados, recepção e triagem de RIB, produção e fornecimento de CDR, recepção de pneus, produção e fornecimento de pneu triturado e, aluguer de equipamentos para acondicionamento de resíduos.


A SGR prossegue uma estratégia empresarial a médio/longo prazo baseada no conceito de crescimento sustentado, promovendo a importância da procura constante de soluções que aumentem a capacidade de reutilização, reciclagem e valorização dos resíduos, contribuindo assim, para a redução da quantidade de resíduos encaminhados e depositados em aterro.


Uma vez que os nossos Clientes são peças fundamentais no nosso crescimento sustentado, é determinante a sua satisfação, através do cumprimento dos seus requisitos e das condições acordadas. Nesta linha, promovemos a valorização pessoal e profissional dos nossos Colaboradores, tendo por base a sua formação, motivação e participação.


Para que a gestão da SGR se faça pela Qualidade, é fundamental o reforço do envolvimento de todos os seus Clientes, Colaboradores e Fornecedores. Em que estes últimos, devem ser qualificados e comprometidos com a qualidade dos produtos e serviços fornecidos.
A Administração compromete-se também em garantir que o seu Sistema de Gestão da Qualidade e os seus Sistemas de Controlo de Produção em Fábrica respondem aos requisitos dos Clientes e demais partes interessadas, ao desenvolvimento e melhoria contínua dos seus serviços e produtos, cumprindo com todos os requisitos legais, estatutários e regulamentares. Complementarmente, assume o cumprimento com todos os requisitos do seu SGQ e SCPF e, a melhoria contínua da sua eficácia.


Em harmonia com o já expresso, é fundamental atingir e adequar os seus objectivos.


A Administração define e promulga a sua Política da Qualidade, comprometendo-se com a sua adequação e com a compreensão e implementação por parte dos seus Colaboradores, proporcionando todos os meios necessários.