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QUEM SOMOS

A SGR – Sociedade Gestora de Resíduos, S.A. é uma empresa de gestão de resíduos, criada em 2006 para dar resposta às necessidades de gestão global de resíduos a empresas e particulares.

A SGR, S.A. promove a triagem, reciclagem, valorização energética e reutilização de resíduos, inserido nos Parques de Ecologia Industrial (PEI), situados actualmente na Maia, Seixal e na Chamusca.

A noção de Ecologia Industrial nasce como novo paradigma para os sistemas industriais actuais, sendo que é uma noção geralmente aplicada a parques onde se concentram diferentes tipos de actividade industrial, onde os inputs de uns (produtos e matérias-primas) possam ser os outputs de outros (resíduos, calor, etc.), de acordo com a legislação e regulamentação aplicáveis.

Em 2022, a SGR, SA expandiu a sua actividade para a prestação de serviços na área das demolições, corte e furação por sistema diamantado, cobrindo todo o tipo de trabalhos de demolição, sejam eles por métodos tradicionais, cuidados, com ou sem vibração, estando munida de pessoal especializado, com grande know-how e de experiência nesta atividade. Para dar resposta aos diversos tipos de corte, a empresa possui as mais recentes centrais de potência e respetivos acessórios, centrais essas que operam unicamente com energia elétrica, não existindo recurso à utilização de óleo hidráulico, com as vantagens de serem mais eficientes, sem gerar mais um desperdício com as evidentes consequências para o ambiente e possível sujidade em obra.

Assim investiu-se logo desde início nas pessoas, processos inovadores e em equipamentos produtivos e de ponta, adaptados para responder às exigências de mercado e salvaguardando a segurança e bem-estar dos colaboradores.

Com esta nova atividade, procurou-se criar um circuito de oferta global ao cliente que necessita de trabalhos de alterações, aberturas e demolições até à remoção dos materiais, aproveitando todo o grupo de empresas onde se insere e os respetivos equipamentos e pessoal disponível e criando conexões entre os serviços internos existentes de demolição, transporte, recolha e remoção de resíduos.

A SGR, S.A. é detentora do Alvará de Construção Nº 102278-PUB, emitido pelo IMPIC.

Este conceito estimula a criação de conexões entre as actividades industriais e económicas, propõe uma perspectiva holística em vez da clássica visão reducionista de concepção, projecto ou análise e implementa uma visão global de ciclo de vida dos produtos.

Com este conceito pretendemos transpor esta visão dos nossos parques para os nossos clientes, tornando a nossa missão de envio de “Zero Resíduos para Aterro” como objectivos também para os nossos clientes.

POLÍTICA DA QUALIDADE, AMBIENTE E SEGURANÇA

 

A SGR – Sociedade Gestora de Resíduos, S.A., sita no Seixal e em Setúbal, foi constituída com o objetivo de oferecer aos seus Clientes uma gestão global dos resíduos, orientada pelas boas práticas ambientais.

A nossa atividade consiste na receção e triagem de RCD, produção e fornecimento de agregados inertes reciclados, receção e triagem de RIB, produção e fornecimento de CDR, receção de pneus, produção e fornecimento de pneu triturado e, aluguer de equipamentos para acondicionamento de resíduos, de acordo com as preocupações ambientais das empresas e instituições, cumprindo sempre com os requisitos legais, estatutários e regulamentares e outros requisitos que sejam subscritos e, procurando sempre a melhoria contínua e a satisfação dos nossos Clientes e demais partes interessadas, através do desenvolvimento das melhores práticas de gestão nas áreas da qualidade, ambiente e segurança.

A SGR prossegue uma estratégia empresarial a médio/longo prazo baseada no conceito de crescimento sustentado, promovendo a importância da procura constante de soluções que aumentem a capacidade de reutilização, reciclagem e valorização dos resíduos, contribuindo assim, para a redução da quantidade de resíduos encaminhados e depositados em aterro. Para tal apoia-se na eficiência produtiva e qualidade, inovação e investigação, contribuindo assim para o fortalecimento de uma imagem sólida e respeitada na sociedade.

Uma vez que os nossos Clientes são peças fundamentais no nosso crescimento sustentado, é determinante a sua satisfação, através do cumprimento dos seus requisitos e das condições acordadas. Para cumprir com os requisitos acordados com os nossos Clientes e demais partes interessadas e, com vista a superar as suas expetativas com o objetivo da sua fidelização, contamos com a valorização, formação e participação e envolvimento do nosso fator chave, os nossos Colaboradores. Encontramo-nos igualmente empenhados em assegurar que todos os Colaboradores e todos os que colaboram connosco tenham todas as condições de segurança, higiene e saúde em contexto laboral e que participem ativamente na sua melhoria.

Para a consecução de uma prevenção sustentada, através da prevenção, controlo e monitorização dos riscos ocupacionais e organizacionais, aspectos e impactes ambientais, a SGR promove a consulta e participação, compromisso e envolvimento na tomada de decisão dos seus Colaboradores, independentemente do nível e função, e de todos os que colaboram connosco. Tal é reflectido na definição dos programas de prevenção, segurança e saúde do trabalho, assim como na prevenção e protecção do ambiente, com o objectivo de melhorar continuamente as condições de trabalho e preservar o meio ambiente.

Acreditamos que com a nossa actividade contribuímos para a conservação dos recursos naturais, prevenção da poluição e consequente mitigação das alterações climáticas.

Para que a gestão da SGR se faça pela Qualidade, Ambiente e Segurança é fundamental o reforço do envolvimento de todos os seus Clientes, Colaboradores e Fornecedores. Em que estes últimos, devem ser qualificados e comprometidos com os produtos e serviços fornecidos, nos domínios da qualidade, ambiente e segurança.

A Administração compromete-se também em garantir a optimização sistemática dos seus processos, recorrendo ao correcto planeamento e utilização dos seus recursos, adoptando as melhores práticas ambientais e de segurança e assegurando a competitividade e o desenvolvimento sustentável, através do desenvolvimento e melhoria contínua dos seus serviços e produtos, cumprindo com todos os requisitos do seu SIGQAS, SCPF e a melhoria contínua da sua eficácia.

Uma vez que a SGR pertence a um grupo de empresas com actividades ligadas à recolha e gestão de resíduos, é fundamental privilegiar as soluções internas do grupo, no que diz respeito à reciclagem e valorização de resíduos.

Em harmonia com o já expresso, é fundamental perseguir o estabelecimento, cumprimento e revisão dos nossos objectivos e metas.

A SGR pretende ser uma referência nos mercados onde actua, através da gestão integrada, assente em processos optimizados e de excelência, e orientada para a satisfação das necessidades e expectativas de Clientes, Colaboradores e demais partes interessadas.

A Administração define e promulga a sua Política, comprometendo-se com a sua adequação e com a compreensão e implementação por parte dos seus Colaboradores, proporcionando todos os meios necessários.

CERTIFICAÇÃO

 

A SGR tem implementado, desde 2012, nas suas instalações no Seixal um Sistema de Gestão da Qualidade pela norma NP EN ISO 9001, e também um Sistema de Controlo de Produção em fábrica dos seus Agregados Inertes Reciclados, de acordo com a norma NP EN 13242 “Agregados para materiais não ligados ou tratados com ligantes hidráulicos utilizados em trabalhos de engenharia civil e na construção rodoviária”.


Em 2015, para além de pioneira na produção de combustíveis alternativos, tornou-se a primeira empresa em Portugal a certificar os Combustíveis Derivados de Resíduos (CDR) através da NP 4486, que tem por objectivo enquadrar, em Portugal, a produção, critérios de classificação e gestão da qualidade (parâmetros físicos e químicos) do CDR.